Trânsito rápido

Trecho até o Centro da Linha 3 já tem traçado

Dimmi Amora e Ludmilla de Lima


O trecho da Linha 3 que ligará a estação Leopoldina do Barreto ao Centro de Niterói ganhou na última semana contornos definidos. De acordo com o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, o trajeto foi acertado entre estado e prefeitura, que aprovou como o pré-metrô — solução mais barata que substituirá os metrôs do projeto original — circulará pela cidade.

Ele diz que a obra pode ser realizada em 24 meses, mesmo tempo de implantação do pré-metrô entre o Barreto e Itaboraí, que custará cerca R$ 200 milhões, enquanto o projeto do metrô estava orçado em R$ 1,3 bilhão. “Já nos adequamos à lei municipal e criamos um trajeto todo pelo chão, sem elevados e só com um pequeno trecho de 300 metros subterrâneo, próximo a um dos acessos à Ponte. É possível fazer o pré-metrô dessa forma porque os trens não trafegam em alta velocidade”, explica.

Segundo a secretária municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Dayse Monassa, o pré-metrô sairá do Barreto, passará sob os anéis da Ponte Rio-Niterói e seguirá até a Avenida Feliciano Sodré, por meio de um mergulhão. Ao longo da avenida, em direção ao Centro, ele prosseguirá pelo lado direito, junto à calçada.

Depois, seguirá até o Terminal João Goulart, passando pela Avenida Plínio Leite e em frente ao Caminho Niemeyer. O retorno será pela Rua Saldanha Marinho. Todo o percurso será feito junto ao trânsito.

Publicado em O Globo
28/01/2007

©2006 NIT NEWS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS