Cidade

Apresentação

Enseada de São Francisco

Enseada de São Francisco

Distante apenas 13 quilômetros da capital do estado, Niterói é uma das melhores opções para fugir do roteiro clássico de quem visita o Rio de Janeiro. Para os amantes do sol, dos esportes e da vida ao ar livre, são 11 quilômetros de praias oceânicas e da Baía de Guanabara, além de parques e mirantes. Os fortes, museus, igrejas e prédios históricos são uma boa pedida para conhecer um pouco mais do passado e da arquitetura da cidade. Se a questão é comprar alguma coisa ou contratar algum serviço, as opções vão da rede tradicional às grandes grifes. E para aqueles que preferem os agitos da noite, há atrações bem variadas entre os bares, boates, restaurantes, cinemas e teatros locais.

Mas longe de ser somente uma cidade turística, Niterói é uma dos melhores lugares do país para viver, trabalhar e investir. Políticas públicas nas áreas de saúde, saneamento básico, educação, desenvolvimento econômico, pesquisa tecnológica, cultura e turismo aumentaram a qualidade de vida e a capacidade produtiva do cidadão niteroiense, reconduzindo o município a um lugar de destaque no cenário regional e nacional. Um crescimento que se reflete nos índices de desenvolvimento social e econômico.

Niterói possui a melhor qualidade de vida do estado e o 3º melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Pioneira na implantação do Programa Médico de Família, é também uma das poucas cidades brasileiras a levar água tratada a 100% das residências e tratamento de esgoto a 75%.

Além disso, é o município mais escolarizado do país, segundo dados do Ministério da Educação. O índice de freqüência escolar entre os jovens de 7 a 14 anos é de 97,52%. A taxa de alfabetização na população acima de 15 anos corresponde a 96,45% e a média de tempo de permanência na escola chega a 9,5 anos, índice que coloca a cidade em primeiro lugar no ranking nacional. Esses números, superiores inclusive aos da capital, dão a Niterói a mão-de-obra mais qualificada do estado, de acordo com o Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro - CIDE.

Vista aérea do estaleiro mauá

Estaleiro Mauá

Devido à sua posição geográfica privilegiada, entre as duas maiores bacias de petróleo e gás natural do Brasil (Campos e Santos), Niterói assume importância estratégica para os setores da indústria naval, de petróleo e offshore. Aqui estão concentrados 70% dos estaleiros fluminenses e são construídas e modernizadas as principais plataformas de exploração de petróleo, bem como grandes embarcações, embarcações de apoio e equipamentos para a produção de petróleo e gás. Paralelamente, nas áreas de ensino e pesquisa em engenharia naval e offshore, o Pólo Tecnológico de Niterói e Municípios Vizinhos – Niterói Polotec, que agrega a Universidade Federal Fluminense, a prefeitura municipal e a iniciativa privada, desde 2003 vem dando apoio tecnológico às empresas desses setores.

Outras atividades econômicas importantes do município são a indústria pesqueira, a construção civil, o comércio, o turismo e os serviços. Graças a essas possibilidades de investimento, Niterói aparece em 12º lugar entre as 100 melhores cidades do país para negócios e em 8º para o desenvolvimento de uma carreira profissional. Além disso, já representa o 4º maior PIB do estado. Números que devem melhorar ainda mais nos próximos anos, com a instalação do Complexo Petroquímico da Petrobrás na região.

Nas área de cultura, a cidade investe na restauração do seu patrimônio histórico e na criação de novos espaços de lazer. Lança novos artistas, através dos selos Niterói Discos e Niterói Livros, e oferece uma diversificada programação que pode ser conferida na Agenda Cultural da Cidade, publicação mensal e gratuita que traz mais de 300 opções de eventos por edição.

Ilustração do Caminho Niemeyer

Caminho Niemeyer

Além das belezas naturais, a paisagem da cidade é pontuada por importantes obras do arquiteto Oscar Niemeyer, com destaque para o Museu de Arte Contemporânea - MAC. Elas integram o Caminho Niemeyer, maior conjunto arquitetônico em construção nas Américas, fazendo de Niterói a cidade brasileira com maior número de obras do arquiteto, depois de Brasília.

Por tudo isso, Niterói é a escolha certa para a sua próxima viagem de turismo ou de negócios, ou para realizar aquele antigo sonho de começar uma nova carreira ou viver com mais qualidade de vida.

©2006 NIT NEWS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS