Pedágio à vista

Contagem regressiva para a construção do túnel Charitas-Cafubá

Emanuel Alencar


A Prefeitura de Niterói deve publicar, nos próximos dias, o edital de licitação para a construção do túnel Charitas-Cafubá, a grande intervenção viária no município agendada para este ano. O documento já foi entregue pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) ao prefeito Godofredo Pinto e conta com 39 páginas. A obra, avaliada em R$ 75 milhões, está prevista para durar 16 meses, e será feita através de uma PPP (parceria público-privada). A estrutura viária terá 1,2 quilômetro de comprimento.

Desde que foi anunciado pelo poder executivo municipal, o projeto vem recebendo críticas de moradores, preocupados com possíveis transtornos provocados pelo aumento do fluxo de veículos. Para explicar a proposta, a Prefeitura promoveu uma série de audiências públicas. Mas os impactos viários ainda serão avaliados pelo Ministério Público.

Integrante da Associação de Moradores do Morro do Preventório, em Charitas, Rafael Faustino diz que a comunidade recebeu a garantia de que não haverá a necessidade de desapropriação de imóveis. "Nos reunimos com o presidente da Emusa, Filinto Branco, e ele nos disse que ninguém será prejudicado. O túnel trará benefícios para muita gente, mas vai aumentar o fluxo de veículos. Esperamos que a Prefeitura construa mais estacionamentos".

A secretária municipal de Trânsito e Transportes, Dayse Monassa, diz que a ampliação de vagas nas redondezas será estudada. "A previsão é de que haja um terminal de ônibus com garagem no segundo pavimento, além de outras vagas".

Pedágio

Apesar de o túnel ainda nem ter saído do papel, já foi autorizada a cobrança de pedágio. No dia 4 de dezembro, o projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores, por dez votos a quatro.

Publicado em O Fluminense
23/01/2007

©2006 NIT NEWS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS